Presidente Bolsonaro: ouça a ABIN! — Por Fábio Pereira Ribeiro

Fabio Pereira Ribeiro
3 min readJun 14, 2019

Logo que o Presidente Bolsonaro foi eleito eu perguntei “e o Serviço Secreto?”, pode ser acessado em https://medium.com/@fabiopereiraribeiro/presidente-bolsonaro-e-o-serviço-secreto-por-fábio-pereira-ribeiro-7e5917fbdde8 e hoje eu afirmo antes de qualquer coisa, Presidente Bolsonaro: ouça a ABIN! Mas pelo jeito o Presidente ouve outras “fontes” que mudam toda a direção estratégica do seu governo, sem contar invenções malucas de pessoas diretamente ligadas a ele que só tumultuam seu governo, por exemplo uma que chegou via um colunista de grande circulação onde na ABIN só existem “esquerdistas comunistas”, bom de fato muita gente não compreende o que é um Serviço de Inteligência tampouco a própria história e desenvolvimento da ABIN.

Comunistas na ABIN? Faz me rir né? Nos últimos dois anos a ABIN passou por uma grande transformação de gestão e operações de inteligência no Brasil, na América Latina e no Mundo, como de fato um encontro efetivo com a sua real função. Acredito que nunca na história dos serviços de inteligência brasileiro aconteceu algo como aconteceu com a ABIN, assim a pergunta, comunistas teriam inteligência para fazer isso? Pois na história dos comunistas, principalmente no quesito de serviço de inteligência a história é uma só, “porão”, e com certeza a ABIN não é isso tampouco ser algo que possa ir contra seu principal cliente, o Presidente da República. Diferente de outros anos, principalmente no governo da ex-Presidente Dilma, com certeza a cliente literalmente “congelou” a inteligência, bom, é no mínimo lógico para quem não tinha inteligência alguma para governar algo, sem contar a “surdez” em relação à ABIN.

Diferente de outras épocas, a ABIN é formada por um quadro altamente qualificado, muitas vezes um verdadeiro desperdício de cérebros, pois o “decisor”, o “cliente”, o Presidente da República, não toma decisão sobre a “inteligência” produzida. Por isso Presidente Bolsonaro, ouça mais a ABIN do que ouvir pessoas que querem “sentar” na cadeira da direção, ou dizer aos quatro cantos do Palácio que controla o Serviço Secreto ou simplesmente em militarizar a ABIN e trazer a mesma a um passado nefasto e nada democrático, sabemos muito bem que isso é um fato concreto. Gente que viaja na maionese ou fuma orégano vencido de Cabul.

Mas de qualquer forma esqueça os comunistas na ABIN, isso é desinformação, mas compreenda o que de fato a ABIN produz, veja um exemplo, o caso de espionagem contra o Ministério Público Federal e a Justiça Federal, em especial ao ex-Juiz e atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro, a pergunta que faço, por quê os devidos órgãos não utilizam a tecnologia de criptografia que a ABIN desenvolve há anos? Tecnologia mais do que reconhecida mundialmente. Ou, por quê o senhor não avança com a agenda de Inteligência Econômica da ABIN junto às diversas Embaixadas espalhadas pelo mundo? Uma grande conquista da ABIN e do país nos últimos dois anos. Ou também, por quê não disseminar agendas positivas de segurança e proteção que a ABIN desenvolve e já desenvolveu? Por exemplo o caso PANGEIA, já falei sobre isso, basta acessar https://medium.com/@fabiopereiraribeiro/programa-pangeia-abin-agenda-positiva-para-um-brasil-seguro-por-fábio-pereira-ribeiro-52e2fc2b5f64. Inclusive o senhor deve saber muito bem que o Brasil tem sofrido nos últimos anos uma série de tentativas de espionagem com cobertura oficial, mas a contraespionagem da ABIN se mostra altamente eficiente. E gostaria também de lembrar de um evento do qual inclusive fui um dos palestrantes, lá na ABIN sobre as estratégias de inteligência para o futuro, diferente do que muitos querem transformar a ABIN, um pouco de atenção no que foi discutido nesse evento será altamente estratégico para o senhor.

Sinto que o senhor quer acertar, mas percebo que querer não parece poder, mas ouvir é algo muito sensato em um governo, principalmente quando utiliza sua inteligência. Recomendo que o senhor reveja por exemplo a SAE e outros serviços de inteligência paralelos, pois uma estrutura já está preparada para atuar ao seu favor e de toda Nação. O SISBIN merece uma melhor atenção sua, como também a ampliação dos quadros da ABIN, inclusive seria oportuno aprovar o chamamento complementar do último concurso, pois trabalho a ABIN tem, e muito, e nem tem tempo para perder com comunistas, pois a era do “porão”, pelo menos para o atual Serviço de Inteligência já passou faz tempo!

P.S.: sobre o crime disfarçado de jornalismo… investigue o patrocinador…

--

--