Praticamente desde a fundação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) acompanho seu trabalho como também já colaborei em diversos eventos, inclusive acadêmicos. Me causou muita estranheza o evento de relatórios para suposto apoio jurídico institucional para o "filho" do Presidente, um verdadeiro atentado contra a Democracia.

Em sua história de mais de 20 anos, a ABIN transformou o processo de produção de inteligência de Estado e atuação em defesa do Brasil diferente de outros momentos históricos e até mesmo ditatoriais. A ABIN tem um quadro de grande relevância profissional e com certeza de inteligência.

Na data de hoje a ABIN emite Nota Oficial para dar seu primeiro posicionamento sobre os últimos acontecimentos.

https://www.gov.br/abin/pt-br/assuntos/noticias/abin-divulga-nota-oficial-sobre-publicacoes-da-imprensa

Mas ainda me pergunto, quem quer destruir a ABIN?


A partir do momento que um serviço secreto se torna consultor jurídico ou sentimental do filhinho do papai, literalmente o General Heleno deveria no mínimo pedir para sair para honrar seu nome quiçá o generalato. Aceita logo a ideia de assumir uma embaixada, o triste fim de qualquer um que…


Hoje chamo a atenção para um importante texto escrito por um dos grandes especialistas em Cibersegurança das Américas, Claudio Rosa, CEO da GSW Software LLC.

A leitura é oportuna em tempos nebulosos.

"FORÇA DE TRABALHO PARA CIBERSEGURANÇA" — por Claudio Rosa, CEO da GSW Software LLC.

A cibersegurança é um…


Percebo que a democracia de fato no Brasil ainda demorará para ter plenitude quiçá consolidação, principalmente por atores da imprensa como também por nossos governantes. Pela sociedade de uma forma geral de fato vivemos em uma democracia.

Nessa semana li, ouvi e assisti assustado a forma como a imprensa e…


Tem gente que tem fetiche pelo poder de um serviço secreto. Ser 007 já que meu pai manda. A máxima, “lhe de poder para saber quem é”, tem se concretizado cada vez mais no Brasil contemporâneo. Porra, ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) paralela? …


Fonte: www.abin.gov.br

Hoje, 07 de dezembro de 2019, comemoramos os 20 anos da criação da ABIN. Através da Lei número 9.883/1999 a Agência Brasileira de Inteligência deu o primeiro passo para a mudança de fato e de direito na atividade de inteligência no Brasil, principalmente com o foco de defesa e segurança…


Por Fábio Pereira Ribeiro

Todos os dias, sempre as cinco da manhã, a oração é ouvida pelas calçadinhas, becos, travessas e ruas da região de São Miguel em Alfama. Aquela boa alma lisboeta não rezava, ela cantava seu Pai Nosso todos os dias para que todos estivessem protegidos além da…


As teses conspiratórias crescem em tempos nebulosos onde as redes sociais ditam as condutas humanas. São 39 quilos de um tráfico internacional que os governos Espanhol e Brasileiro devem investigar com rigor e prudência, mas pela jogatina jurídica a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é a real culpada. …


Lembra daquele personagem Severino que o grande ator e comediante Paulo Silvino representava? Bom, pelo andar da carruagem e da criatividade de alguns jornalistas, literalmente a Agência Brasileira de Inteligência se tornou o novo Severino dos problemas brasileiros.

Por exemplo, já tentaram colocar no colo da ABIN o problema do…


Logo que o Presidente Bolsonaro foi eleito eu perguntei “e o Serviço Secreto?”, pode ser acessado em https://medium.com/@fabiopereiraribeiro/presidente-bolsonaro-e-o-serviço-secreto-por-fábio-pereira-ribeiro-7e5917fbdde8 e hoje eu afirmo antes de qualquer coisa, Presidente Bolsonaro: ouça a ABIN! Mas pelo jeito o Presidente ouve outras “fontes” que mudam toda a direção estratégica do seu governo, sem contar…

Fabio Pereira Ribeiro

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store